Cada vez maior, a preocupação com a sustentabilidade é um assunto prioritário não somente para pessoas físicas, mas também para empresas que são cada vez mais cobradas por suas práticas.
Neste contexto, é muito importante praticar a reciclagem e fazer diferentes materiais terem maior vida útil. Aqui, vamos entender como funciona a reciclagem do polipropileno, um produto muito utilizado em nosso cotidiano.
O que é polipropileno?
O polipropileno é um tipo de plástico que mais tem utilização industrial. Ele é usado na produção de diversos produtos e frequentemente no dia a dia das pessoas.
Polímero termoplástico, o polipropileno ou PP é produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno. Consiste em um tipo de plástico que pode ser moldado quando é submetido a temperaturas elevadas.
Alguns exemplos de produtos em que o PP é aplicado são:
- Autopeças
- Tupperware
- Embalagens flexíveis
- Copos plásticos
- Cadeiras plásticas
- Eletrodomésticos
- Sacos para grãos e fertilizantes
- Tampas de refrigerantes
- Seringas de injeção
- Brinquedos
- Tecido Não-Tecido (TNT)
- Carpetes
Preparação para a reciclagem de polipropileno
Antes de explicamos mais sobre o processo de reciclagem de polipropileno em si, devemos mostrar a importância de alguns procedimentos importantes com o material descartado:
- Separar as peças de polipropileno em caixas, sacolas, containers, etc.
- Atenção para o descarte seletivo: Não deixar os resíduos em contato com líquidos ou lixo orgânico para evitar contaminação.
- Garanta que não haja pontas cortantes para evitar acidentes.
- Localizar pontos de coleta seletiva ou empresas de reciclagem de polipropileno.
- Enviar o material para elas ou solicitar retirada no caso de grandes volumes.
Como reciclar polipropileno?
Por sorte, o polipropileno é um material que pode ser reciclado com certa facilidade. Sua reciclagem é uma prática tecnicamente viável e que traz grandes benefícios ambientais e econômicos para empresas e para a sociedade.
A reciclagem de polipropileno (PP) é uma atividade que cresce a cada dia. Esse processo básico acontece por meio da introdução do material em contato com altas temperaturas, tornando-o, dessa forma, maleável para ser transformado em outros produtos.
Antes de derreter o resíduo, o processo de reciclagem do polipropileno se inicia através da separação da matéria-prima.
Depois da separação do material, a reciclagem do polipropileno passa pela etapa de moagem, que facilita e uniformiza o derretimento do plástico. Com o material já derretido, o produto pode receber vários tipos de corantes e, por fim, ser injetado em moldes que dão uma nova forma ao polímero.
Por que reciclar o polipropileno?
Dentre seus maiores benefícios, a reciclagem de polipropileno promove a redução de custos de matéria-prima, permite a preservação do meio ambiente e dá origem a um material ainda mais eficiente.
Já deu para perceber que reciclar é o melhor a se fazer quando falamos de plástico, não é mesmo? Esperamos que tenha gostado desse post. Veja mais nesse vídeo como funciona a reciclagem do polipropileno.