Você já ouviu falar em polipropileno transparente? Quer saber quais as vantagens e benefícios da utilização desse polímero na indústria? Deseja saber quais são suas aplicações? Vamos, então, às devidas apresentações.

Antes de tudo, você deve estar interessado em saber o que é um polímero. A resposta pode ser surpreendente se dissermos que elementos como o algodão, a lã, o couro e a madeira são polímeros, o que nos leva a crer que nada mais são do que insumos que empregamos na produção de bens.

Numa abordagem mais técnica, o polímero é uma macromolécula formada por monômeros, que são unidades menores, que agrupados por meio de ligações covalentes. A ligação covalente é uma ligação química em que ocorre o compartilhamento de elétrons entre átomos.

Isso nos leva a concluir que essa união forma um corpo sólido que pode, submetido a estímulos, se expandir, se tornar flexível ou mais rígido, etc. O que nos leva ao plástico, material tão comum em nossas vidas, que se apresenta de formas diversas para atender às mais diversas aplicações.

O que é polipropileno transparente e quais suas vantagens?

O polipropileno é uma resina plástica utilizada na indústria para a fabricação de bens de consumo. É produzido a partir da polimerização do gás propileno. É considerado um termoplástico, uma vez que pode, submetido a altas temperaturas, ser moldado, dando origem a múltiplas formas, o que o faz valioso para a indústria de bens de consumo e de produção.

Você deve estar interessado em saber mais sobre os aspectos funcionais desse polímero. O que nos leva a abordar algumas de suas principais características. O polipropileno transparente é uma matéria-prima que apresenta baixo custo, é fácil de moldar, resistente a impacto, tem boa estabilidade térmica e resistência química, tem baixa absorção de umidade, resistência à flexão e é atóxico.

É utilizado na produção de embalagens plásticas, brinquedos, copos plásticos, autopeças, sacos para grãos, eletrodomésticos e tampas de refrigerante, entre outras dezenas de aplicações. O processamento do polipropileno transparente pode ser feito por meio de extrusão, injeção, sopro ou termoformagem.

A esclarecer, a transparência é o estado básico do polipropileno, que pode, de acordo com a aplicação proposta, receber coloração, já que é receptivo a esse tipo de processamento. É o que acontece, por exemplo, na produção de tampinhas de refrigerantes.

Polipropileno transparente é produto sustentável

Um dos grandes benefícios do polipropileno transparente é o fato de ser 100% e facilmente reciclável.

Essa propriedade torna o polipropileno um material altamente sustentável, além de benéfico à economia, de forma geral, uma vez que pode ser transformado novamente em matéria-prima várias vezes.

Para que isso possa acontecer, no entanto, é fundamental que empresas e pessoas comuns tenham consciência da necessidade de cumprir certo ritual para que o polipropileno transparente chegue às usinas de reciclagem.

Que consiste em separar o plástico de outros materiais sólidos e orgânicos. Nas usinas de reciclagem esse material passa por um processo de separação, purificação e moagem, antes de ser derretido para formar novos filmes de polipropileno, que abastecerão a indústria de transformação.

Para enriquecer essa leitura, sugerimos assistir a este vídeo. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e esclarecedor para você.