Você já ouviu falar em polipropileno acrílico? Será que esse material existe ou, se você pedir na loja, o vendedor olhará para você com expressão incrédula e perplexa? É porque a confusão entre acrílico e outros plásticos é comum, mas sabemos que estes são produzidos de forma diferente e com matéria-prima diferente.

Seria o polipropileno acrílico, ou acrílico polipropileno, uma espécie de fusão das duas matérias-primas com o objetivo de dar consistência a algum projeto especial, aproveitando as melhores propriedades dos dois elementos.

Sim, dois elementos, porque, apesar das afinidades e semelhanças, polipropileno e acrílico são coisas diferentes, feitas de matérias-primas diferentes. Vamos ver em que se assemelham e o que diferencia esses dois materiais, mas já é preciso adiantar que não existe esse material, o tal polipropileno acrílico.

Não se frustre, no entanto, por respondermos ao enigma tão prematuramente, porque o que temos a seguir é bem mais interessante do que esse insumo imaginário.

O que é polipropileno?

Primeiramente, o polipropileno é um polímero produzido a partir do processamento do gás propileno. Trata-se de um termoplástico, um tipo de filme plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas, razão pela qual é empregado na produção de uma grande multiplicidade de bens.

É um material com alguma flexibilidade, de modo que é comumente empregado na produção de embalagens plásticas. Também está presente na produção de brinquedos, cadeiras, materiais hospitalares, eletrodomésticos, tampas de garrafas de água e refrigerante, utensílios domésticos e mais uma série quase interminável de produtos.

Além disso, o polipropileno é um material 100% reciclável, o que o torna um item ecológico. Ao retornar à economia, por meio da reciclagem, o polipropileno deixa de ir frequentar aterros sanitários, rios e mares, deixando, assim, de provocar danos ao meio ambiente. Razão pela qual conta com grande apreço das empresas, que buscam políticas sustentáveis para sua produção.

O que é acrílico?

Vamos, a partir de agora, descobrir o que é o acrílico, como e do que é feito, um grande mistério para a maioria das pessoas.

Você sabia que o acrílico também é um termoplástico? Ou seja, possui muitas características em comum com o polipropileno. Inclusive a de ser produzido a partir de um monômero, que, no caso do acrílico, é o metacrilato de metilo. O acrílico é obtido por meio de dois tipos de processos diferentes: cast e extrusão.

É que, na verdade, o acrílico, polimetil-metacrilato (PMMA) imita e supera algumas propriedades do vidro, como a transparência. Por isso, é conhecido por muitas pessoas como vidro acrílico. De fato, o acrílico substitui o vidro em muitos projetos, certamente em função de sua resistência mecânica superior.

A ótima notícia é que o acrílico também pode ser 100% reciclado, o que o torna um produto sustentável. Vale, ainda, ressaltar que o acrílico é empregado amplamente na indústria automobilística, na indústria ótica, construção civil, setor calçadista, indústria médica e até mesmo em restaurantes e setor de hotelaria.

A grande vantagem sobre o polipropileno é que o acrílico é resistente às agressões ambientais, mantendo sua cor e seu brilho, espelhando as melhores características daquele, como: resistência a impacto, resistência química, estabilidade térmica e baixa absorção de umidade.

Você poderá ver os dois produtos empregados juntos na produção de vários bens, como pranchetas, fichários, caixas de correspondência e um sem número de utensílios domésticos.

Conseguimos tornar mais claro o que é termoplástico, acrílico e polipropileno? Sugerimos, para expandir o conteúdo, que entre em contato conosco.