Sim, o polipropileno aguenta calor e essa é apenas uma das características desse termoplástico. Trata-se de um filme com boa resistência química, atóxico, com boa resistência mecânica, antiaderente, soldável, moldável, de fácil usinagem, com bom isolamento elétrico e que pode ser aditivado.

Não é por outra razão que o polipropileno é cada vez mais utilizado como matéria-prima pela indústria. Devido à sua resistência química, por exemplo, é muito usado em tanques e dutos para produtos químicos. Em outras frentes, é usado na fabricação de conexões, válvulas e moldes para indústrias de fibras.

Não é difícil perceber a versatilidade dessa matéria-prima especial, que, além de tudo, é 100% reciclável, uma exigência do mundo atual, em que a reciclagem é a mais poderosa arma que a sociedade tem para enfrentar a proliferação do lixo plástico no planeta.

Polipropileno aguenta calor de até 120° C

O polipropileno aguenta calor, podendo ser operado a 115 graus Celsius. A vida útil do polipropileno em altas temperaturas pode ser de até 20 anos submetido continuamente a 90 graus. Exposto a 120 graus, pode ter até 5 anos de vida útil. O ponto de fusão, em que o plástico passa do estado sólido para o estado líquido, é de 165° C.

Aliás, o polipropileno é um material resistente a temperaturas extremas. Também no que diz respeito a baixas temperaturas, pode suportar 10° C negativos. O que nos leva à conclusão de que a temperatura ambiente não é um problema quando se trata de produtos fabricados com polipropileno, que têm nesse termoplástico sua matéria-prima.

O senão é o fato de tornar-se quebradiço em caso de exposição contínua ao sol. Tal condição ocorrerá com o tempo de uso. Mesmo esse fenômeno ocorre somente com alguns produtos e em caso de exposição muito prolongada aos raios solares. Estamos falando em anos. Vale ressaltar, ainda, que, apesar da resistência, o material torna-se quebradiço também quando exposto a temperaturas inferiores a zero grau.

Outro ponto importante diz respeito ao baixo custo. Em que pesem seus incontáveis atributos e propriedades, o polipropileno tem baixo preço e excelente relação custo-benefício.

Aplicações do polipropileno

Não só o polipropileno aguenta calor de até 120°C, como possui as diversas propriedades já citadas, o que explica sua disseminação pelos mais diversos parques industriais, de diferentes atividades e voltadas para a produção de diferentes bens.

O polipropileno é a matéria-prima utilizada na fabricação dos mais diversos produtos e mesmo nos processos produtivos, como já evidenciamos. Tornou-se popular pela utilização na produção de cadeiras, mas o mix de bens de consumo é bastante diversificado, incluindo:

  • embalagens flexíveis para alimentos;
  • recipientes para alimentos, produtos químicos e medicamentos;
  • autopeças;
  • cadeiras plásticas;
  • peças para máquinas de lavar e outros utensílios elétricos domésticos;
  • cabos para ferramentas e panelas;
  • brinquedos;
  • componentes de eletrodomésticos;
  • material hospitalar;
  • tampas de garrafas plásticas;
  • etc.

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor acerca das propriedades do polipropileno.

Para que você possa se aprofundar no tema, sugerimos assistir a este vídeo: