Quem são e como atuam os fabricantes de polipropileno no Brasil? Você conhece a resposta? Tem interesse no tema? Afinal de contas, o polipropileno é um polímero que adquiriu grande importância para a economia brasileira, uma vez que está presente em uma grande multiplicidade de produtos criados e produzidos pela nossa indústria.
Aliás, após o ano de 2020 complicado, o mercado de plásticos voltou a aquecer em 2021, pelo menos é o que acontece no primeiro semestre. Não é isso, no entanto, o mais importante, embora o aspecto macroeconômico afete a microeconomia, sobretudo num setor em que são fortes a importação e exportação, inclusive com a presença de parques petroquímicos brasileiros no exterior.
É que, na verdade, queremos saber como atuam os fabricantes de polipropileno. Em outras, palavras, como é o mercado no Brasil, independentemente das tendências econômicas, marcadas por setas e indicadores ambíguos e contraditórios.
Quem são os compradores e fabricantes de polipropileno?
O polipropileno é uma resina produzida a partir do processamento do petróleo, dando origem a um plástico versátil, barato e resistente, o que faz do mesmo objeto de desejo da indústria.
Está presente em brinquedos, embalagens para alimentos, embalagens descartáveis, cadeiras, autopeças, fraldas descartáveis e uma infinidade de produtos, inclusive no segmento de TNT, que é um tecido sintético para aplicação em peças especiais de vestuário, muito comum na área médica e laboratorial.
Ele é produzido, em sua forma bruta, pela indústria petroquímica, de onde vai para as indústrias de beneficiamento. Essas indústrias, como é o caso da Primeplas, compram a matéria-prima bruta e produzem filmes apropriados para as diversas aplicações em diferentes ramos da indústria, sendo uma usuária contumaz a indústria automobilística.
O polipropileno é um material muito encontrado em para-choques e uma série de outros componentes de veículos automotores.
Além de beneficiar o polipropileno e fornecer matéria-prima beneficiada para a indústria de bens de consumo e produção, a Primeplas atua na compra de polipropileno reciclado, diretamente junto às usinas de reciclagem de plástico.
Fabricantes de polipropileno e indústria da reciclagem
Essas usinas estão na cadeia dos fabricantes de polipropileno, já que transformam resíduos sólidos em matéria-prima, lembrando que o polipropileno é um material plenamente reciclável, o que é essencial para que essa resina seja sustentável econômica e ambientalmente.
Sem contar com o grande impacto econômico da indústria da reciclagem, não só do ponto de vista da cadeia do polipropileno, como da forma como pode ser capaz de impactar a economia local.
A indústria da reciclagem movimenta uma cadeia de valor alternativa, mas que envolve vendedores, doadores, catadores, transportadores, aparistas, usinas de reciclagem e indústria de transformação. É geradora de renda e atividade econômica local, além de ser uma possível trincheira de defesa contra a escassez e eventual encarecimento da matéria-prima primária: o petróleo.
Para concluir, conheça a Primeplas. Estamos na cidade de Itatiba, a 64 km de São Paulo, capital. Compramos matéria-prima reciclada, beneficiamos e revendemos para os mais diversos ramos da indústria, atendendo às necessidades específicas de cada um.
Esperamos que o conteúdo tenha sido proveitoso e sugerimos que você assista a este vídeo, que é muito esclarecedor.