Qual a diferença entre PP homopolímero e copolímero?
Comparado com o polietileno de alta densidade, o PP tem menor densidade, maior ponto de amolecimento, maior dureza superficial. O copolímero de polipropileno é um material transparente, mais flexível e resistente que os homopolímeros, exceto resistência química. Toda a tecnologia, versatilidade e eficiência na produção de PP homopolímero e copolímero, bem como o respeito ao meio ambiente, são as chaves para fornecer produtos e serviços inovadores e de alto valor agregado para a indústria de plásticos.
PP reciclado: importância do polímero para a indústria
Para se ter uma ideia da importância do polipropileno reciclado, basta ver a quantidade de itens confeccionados com ele, como eletrodomésticos, autopeças, seringas de injeção, sacos para grãos/fertilizantes, embalagens flexíveis, tampas de refrigerantes, cadeiras, copos plásticos, e outros mais. Além de ser antiaderente, outras vantagens do PP sobre os demais polímeros é sua boa resistência à flexão e facilidade de pigmentação, que ampliam sua aplicação na fabricação de tampas que abrem e fecham sem quebrar. Moldável e resistente, o PP reciclado é aplicado na fabricação de diversos itens, tais como caixas de bebidas, brinquedos, tanques, filmes, embalagens, tubulações, utensílios domésticos, tampas, baterias, dentre outros.
PP recuperado e serviços de alta qualidade para a indústria
O que é possível fabricar a partir do PP reciclado?
Várias peças plásticas para máquinas e equipamentos são feitas a partir do polímero, além de carcaças de eletrodomésticos e itens que os compõem. Esse é um insumo moderno e barato, que possui alta qualidade para utilização no processo de impressão 3D, na moldagem e na confecção de protótipos, em dobradiças flexíveis, equipamentos de laboratório, autopeças, capas protetoras e abajures. Com boas propriedades mecânicas e baixíssima permeabilidade a gases, o PP reciclado é extrudado para dar origem a compostos plásticos empregados no envase de muitos produtos.
Onde encontrar polipropileno reciclado?
Para atender às exigências da indústria e prazos apertados, mantemos estoques adequados de PP reciclado, além de atendimento eficiente e logística confiável. Para reciclar e desenvolver PP personalizado, temos nosso próprio laboratório com modernos instrumentos de controle para testar vários parâmetros de qualidade do polímero, incluindo fluxo, teor de umidade, ponto de fusão, capacidade de carga, tração e avaliação de cor, resistência ao impacto e dureza. Como referência na fabricação de polipropileno reciclado, nossas linhas de produção de polímeros nos permitem atender diferentes indústrias e segmentos de mercado, podendo ser utilizados em uma série de produtos como brinquedos, copos, embalagens, produtos químicos, construção de eletrodomésticos, farmacêuticos, seringas, materiais hospitalares, sacos, fibras, filmes, tapetes, etc.
Aspectos técnicos do PP reciclado
A classificação do PP reciclado é a de um polímero commodity, cuja nomenclatura usual se vê também como PP. A densidade do PP reciclado, em estado sólido, é 0,90 g/cm³ e a concentração volumétrica varia de 1 a 2,5%. As versões mais utilizadas do polipropileno são a homopolímero, mais rígida, e a copolímero, que podem ser usadas com diversas cargas e fibras que modificam suas propriedades mecânicas.
Quais as vantagens do PP reciclado?
O PP reciclado é um polímero moderno e sustentável para a indústria, já que suas vantagens são bastante satisfatórias. As resinas de PP podem ser pigmentadas, através de diversos processos, tanto as voltadas à extrusão quanto à moldagem. O uso do polipropileno reciclado, derivado do propeno ou propileno, permite que as empresas economizem recursos, pois esse material é de baixo custo.