O polipropileno amorfo é um material de alta qualidade que possui propriedades mecânicas e aplicações bem específicas.
Conhecer suas características e usos é fundamental para tirar o melhor proveito do material. Pensando nisso, trouxemos informações úteis sobre o que é e quais são os usos do polipropileno (PP) amorfo. Confira tudo a seguir.
O que é polipropileno amorfo?
Entende-se que polipropileno amorfo é aquele que está em densidade em torno de 0.895 g/cm³, que é o estado amorfo.
Nesse estado, o polímero se encontra em baixa densidade, com transição vítrea de aproximadamente -20°C e de fusão que varia entre 130 e 171°C.
Esse insumo pode atingir grau de cristalinidade de até 70%. Além disso, é um material de elevada resistência à tração, rigidez e dureza.
O material entrega também alta resistência à fadiga mecânica. Portanto, é um material resistente, eficiente e que pode ser usado em variadas demandas.
Quais as diferenças do polipropileno amorfo e polipropileno convencional?
No estado amorfo, o polipropileno não tem forma geométrica definida. Ele apresenta maior rigidez que os sólidos comuns e seus átomos não se encontram em organização espacial no nível microscópico.
A densidade do material é diferente, bem como, a temperatura de transição vítrea e as outras propriedades mecânicas.
Polipropileno amorfo: aplicações
O polipropileno amorfo é um material que pode ser usado para inúmeras aplicações, podendo ser utilizado em injeção de moldes e moldação por sopro, fibras e filamentos e filmes e revestimentos de extrusão.
Portanto, é um material versátil, que tem grande capacidade de resistência mesmo em peças finas. O que faz com que seja possível utilizá-lo nos mais variados cenários.
Ainda é útil perceber que o PP amorfo é um material com longa vida útil, que facilita o cotidiano de quem o utiliza.
Outro ponto importante ressaltar sobre o polipropileno é que o material é reciclável. Portanto, ele atende com eficiência a expectativa daqueles clientes que estão em busca de materiais de alta qualidade e que não causam impactos ambientais.
Uma vez que, é possível simplesmente usar o polipropileno amorfo pelo período desejado e posteriormente enviar o material para a reciclagem.
Além disso, as indústrias que fabricam peças em PPpodem destinar suas aparas para a reciclagem. Aspecto que é interessante para atender a demanda daqueles que buscam sustentabilidade aliada a um faturamento extra.
Conte com a Primeplas como parceira de seu negócio
Precisa de polipropileno amorfo ou outros tipos de matérias-primas para a confecção de peças em sua indústria?
A Primeplas é fornecedora de PP reciclado e compra as aparas plásticas das indústrias.
Portanto, além de fornecer a matéria-prima, recolhemos também as aparas para dar ao material o destino correto. Isso evita que o polipropileno seja descartado na natureza e cause impacto ambiental indesejado.
Somos a parceira ideal para seu negócio, contribuindo para que seja possível garantir uma atuação eficiente. Somos um fornecedor confiável e que oferece qualidade e pontualidade para sua empresa que atua com polipropileno amorfo.