O granulado de polietileno é um insumo industrial, com alta procura, excelente relação custo-benefício e uma aplicabilidade variada.
A última característica está diretamente relacionada à flexibilidade dessa matéria-prima, que pode se apresentar com diferentes densidades, dando viabilidade a uma grande variedade de produtos.
Em comum, as variações de granulado de PE apresentam como características a flexibilidade, versatilidade, resistência a impacto e resistência química.
Sendo assim, o polietileno pode ser utilizado em embalagens para alimentos, cosméticos e medicamentos, frascos, filmes industriais, brinquedos, revestimento para tubos, assentos sanitários, engradados, mangueiras, fraldas descartáveis, utensílios domésticos e muito mais.
Quais são os tipos de granulado de polietileno
O granulado é a forma como esses termoplásticos se apresentam quando destinados à produção industrial.
É possível, de acordo com a densidade e características diferenciadas, separar os derivados do PE em cinco grupos:
- PEAD (Polietileno de Alta Densidade);
- PEBD (Polietileno de Baixa Densidade);
- PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear);
- PEMD (Polietileno de Média Densidade);
- PUBD (Polietileno de Ultrabaixa Densidade).
A Primeplas é uma empresa que atua no segmento de produção e distribuição de granulados de PE virgem e de outras resinas plásticas.
Para conhecer as características de cada tipo de PE, confira os artigos do nosso blog, onde você encontra muita informação sobre o tema.
É importante conhecer quais insumos plásticos o mercado oferece para a sua produção. Assim, é possível tomar as melhores decisões na hora de escolher o item certo para o seu projeto.
Não obstante, você sempre pode contar com nossa equipe técnica no momento em que precisar de ajuda para fazer a melhor escolha.
Qual é a vantagem do granulado de polietileno virgem
O granulado de PE pode ser virgem ou reciclado. Há casos diferentes em que uma opção pode ser mais interessante que a outra.
Sabemos que a indústria da reciclagem é um importante setor da economia. Não só pela capacidade de geração de riquezas, transformando descarte em matéria-prima, como levando em conta a contribuição ambiental.
Isso não quer dizer que o PE virgem não seja ecológico, uma vez que esse material é 100% reciclável.
De qualquer forma, em aplicações em que o plástico reciclado pode ser utilizado é apropriado considerar essa opção. Porém, nem sempre o resultado obtido com o plástico reciclado será satisfatório. É quando o plástico virgem se faz necessário.
O que diferencia o plástico virgem do reciclado é, antes de tudo, a sua pureza, o que não significa perda de desempenho quanto às suas características originais. Pelo menos no que diz respeito à resistência, maleabilidade, versatilidade e resistência.
No entanto, o plástico virgem é bem superior quando se faz necessário o processamento do produto com cores e impressões. Nesses tipos de aplicações, a pureza do plástico virgem faz a diferença.
Em outras palavras, quando necessário se submeter a processos mais sofisticados, por exemplo, com impressão de estampa na superfície do produto, a única opção qualificada é o plástico virgem.
Vale ressaltar que no comércio de granulado de polietileno virgem a Primeplas atua de forma personalizada e customizada.
Nós beneficiamos a matéria-prima de forma a se adequar com precisão às necessidades dos seus projetos.
Conte conosco em sua próxima compra e assista a este vídeo para complementar a leitura.