Você sabe onde estão os fornecedores de polipropileno granulado que podem abastecer sua indústria? O polipropileno é um material largamente utilizado na produção de bens como: peças para máquina de lavar, brinquedos, embalagens para gêneros alimentícios, materiais hospitalares, utensílios domésticos, telhas, tanques e tubulações de todo tipo.

Isso significa dizer que a demanda pelo produto é alta, o que implica a necessidade de que os compradores sejam capazes de construir um mix de fornecedores de polipropileno granulado capaz de alimentar sua produção. Não só em função da necessidade de abastecimento do parque produtivo, mas pela importância de obter preços competitivos na compra da matéria-prima.

A ampla utilização do polipropileno no mercado está relacionada diretamente às suas propriedades. Trata-se de uma resina com relevantes propriedades térmicas, químicas e elétricas, que pode ser processada de diversas formas, recebendo outros componentes e gerando diferentes materiais, que dão vida aos produtos ora citados e a muitos outros.

Além disso, o polipropileno é um termoplástico totalmente reciclável, que pode entrar na economia circular, reduzindo a necessidade de extração de matéria-prima in natura e ajudando no controle da poluição ambiental causada pelo plástico. Lembrando que o polipropileno é um derivado do petróleo, um recurso não renovável.

Quem são os fornecedores de polipropileno granulado?

É óbvio que, em se tratando de um derivado do petróleo, o polipropileno tem na cadeia produtiva daquele mineral a sua fonte principal de matéria-prima. A resina é um subproduto do processo de refinamento do petróleo, estando as refinarias na base do abastecimento.

Por outro lado, existe uma poderosa indústria da reciclagem em crescimento, que se alimenta dos descartes de materiais plásticos. Essa indústria reúne cooperativas de catadores, empresas aparistas, que movimentam a logística, fornecedores de polipropileno granulado, usinas de reciclagem, distribuidores, indústria de beneficiamento da matéria-prima e, finalmente, a indústria de bens de consumo e produção, que transformam a matéria-prima em novos produtos.

Os fornecedores diretos da indústria são, além das refinarias, a indústria de beneficiamento da matéria-prima, que fornece produtos específicos para cada atividade industrial, os distribuidores e as usinas de reciclagem.

Como integrar a cadeia de valor da indústria?

Como se pode observar, a cadeia de suprimentos da indústria de produtos plásticos é relativamente diversificada e complexa. De modo que fazer sua integração é um desafio para quem busca uma rotina de distribuição e abastecimento eficiente.

A Primeplas atua de forma ativa, dinâmica e eficiente dentro dessa cadeia, integrando fornecedores de polipropileno granulado. Nós compramos a matéria-prima bruta e beneficiamos, transformando-a em produto refinado para os processos produtivos de diferentes indústrias de bens de consumo e componentes.

Além disso, coordenamos o processo de logística de transporte, armazenagem e distribuição. Com essa estrutura, que combina processos industriais e logísticos, estamos no papel mais avançado e cobiçado pelos clientes que precisam do polipropileno beneficiado para suas atividades produtivas.

Com nossa atuação no mercado, ajudamos na integração de vendedores e compradores de polipropileno em nossa região, ajudando a dar dinamismo e qualidade à cadeia de suprimento.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para aprofundar o tema, sugerimos que você assista a este vídeo sobre logística de suprimento, do qual o polipropileno faz parte.