O PEAD, polietileno de alta densidade, é um termoplástico feito a partir do etileno. O produto, amplamente usado na indústria, é forjado a partir de processos de sopro, extrusão e injeção.
O que diferencia o polietileno de alta densidade dos demais polietilenos é sua maior densidade e resistência, sobretudo a solventes e ácidos. Isso também lhe confere potencial diferenciado no sentido de ter uma longa vida útil.
Se você quer saber como esse termoplástico revolucionou o mercado, conheça suas vantagens e algumas de suas aplicações.
Por que o polietileno de alta densidade é superior aos seus similares?
Quanto às vantagens do PEAD, a lista de quesitos é numerosa. Razão pela qual não é difícil observar seu caráter revolucionário:
- tem alto potencial de suportar cargas verticais, com alta resistência mecânica em altas pressões;
- a resistência a ataques químicos e à abrasão lhe confere potencial superior de durabilidade;
- em tubos hidráulicos, proporciona fluxos mais intensos, devido à sua textura lisa;
- é fácil de soldar;
- a vida útil média é de 50 anos;
- é altamente flexível e adaptável;
- na construção civil, sua leveza torna as estruturas em PEAD fáceis de instalar;
- é um material fácil de reciclar;
- não oferece os riscos ambientais e à saúde relacionados ao Bisphenol – A.
Em que é empregado o PEAD?
A lista de aplicações do PEAD também é longa, o que, pelas suas características, é bastante presumível.
Está presente na fabricação de reservatórios de combustíveis para automóveis, brinquedos, utilidades domésticas, garrafas plásticas de bebidas, tambores, embalagens de produtos químicos, tubos de água e gás, dutos de esgoto e sistemas de irrigação.
Também é possível encontrar o PEAD em outras aplicações, como cadeiras e mesas dobráveis, sacos plásticos, canos condutores de cabos elétricos e muitas outras.
Sua expansão no mercado se deve à sua excelente relação custo-benefício, se comparado com outros materiais em aplicações similares. Pode ter custo de aquisição e, ao mesmo tempo, oferecer superioridade em desempenho frente a outros materiais.
Vale reiterar aspectos como a dureza desse termoplástico, a resistência térmica, química e mecânica, assim como sua natureza atóxica.
Mais aplicações do PEAD e como adquirir essa matéria-prima virgem
Tais características fazem com que o polietileno de alta densidade também esteja presente fortemente na construção civil, como já dito anteriormente. Na indústria, comércio e logística, é muito utilizado para o armazenamento de alimentos.
Muitos itens hospitalares são produzidos com esse termoplástico, assim como embalagens diversas, na forração de aterros sanitários, para proteger o meio-ambiente, e em paletes.
Você pode adquirir essa matéria-prima virgem comprando da Primeplas. Atuamos no comércio de PEAD virgem para o mercado, adaptando as características da matéria-prima às necessidades do seu projeto.
Caso tenha o material para vender, a Primeplas também compra PEAD. Fale com a gente!