O polietileno de média densidade (PEMD) é um polímero termoplástico da família dos polietilenos. Trata-se de uma matéria-prima com intensa utilização nas mais diversas aplicações industriais, dando forma e consistência a uma grande variedade de produtos.
De um modo geral, os atributos dos polietilenos são:
- alta flexibilidade;
- grande resistência a impacto;
- ótima estabilidade térmica e química;
- alto potencial de maleabilidade.
Tais características são responsáveis pela sua popularidade, estando presente em produtos como brinquedos, embalagens plásticas, filmes para alimentos e revestimento de tubos, entre outras aplicações.
O que é polietileno de média densidade
O PEMD é uma solução intermediária entre o polietileno de alta densidade (PEAD) e o de baixa densidade (PEBD). É produzido a partir de uma mistura mecânica dessas duas matérias-primas.
Muito parecido com o PEBD, tem como diferenciais maior rigidez, mais resistência e menor permeabilidade que o primeiro. Características essas obtidas com a utilização de um catalizador estereoespecífico organometálico, o Ziegler-Natta.
O polietileno de média densidade é fartamente utilizado na indústria de plástico injetáveis, nas indústrias alimentícias e têxteis. É comum, também, sua utilização na fabricação de cabos de energia e telecomunicações, presente, nos processamentos por meio de sopro, injeção e remontagem.
Quais são as vantagens do PEMD em relação aos outros polietilenos?
Naturalmente, o PEMD possui características que o diferenciam dos outros termoplásticos da mesma família.
Para compreender melhor suas aplicações, confira quatro diferenciais em relação ao PEAD e o PEBD:
- maior flexibilidade se comparado com o PEAD;
- maior resistência à tração, se comparado com o PEBD;
- possui maior resistência à permeação de água e ar em comparação com o PEBD;
- possui resistência química superior ao PEBD.
Em comum com seus similares, o polietileno de média densidade possui a característica de ser reciclável, sendo a forma correta de descarte a sua separação de outros materiais para a coleta seletiva.
Aplicações específicas do polietileno de média densidade
Quanto às aplicações específicas do PEMD, podemos encontrá-lo na composição de diversos produtos.
A lista é bastante diversificada, podendo o polietileno de média densidade estar presente em:
- películas, fios, cabos e tubulações;
- diferentes tipos e tamanhos de garrafas;
- tubos de calibre fino;
- bolsas;
- formas e depósitos de grandes dimensões.
Como já evidenciado, esse polímero pode ser processado de diferentes formas, incluindo a extrusão, injeção, sopro, moldagem por injeção e rotomoldagem.
Por que ter uma parceria com a Primeplas?
A Primeplas é uma empresa dedicada à produção de plásticos para a indústria. Nossa principal característica é buscar sempre a customização da matéria-prima fornecida aos nossos clientes.
Buscamos, com isso, potencializar sua produção, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Utilizamos tecnologia de alto desempenho para proporcionar um produto de qualidade, que agregue valor aos seus produtos.
Nossa localização é na cidade de Itatiba-SP, de onde estamos capacitados para atender a um amplo perímetro geográfico, graças às ótimas condições de logística.
Você também pode ser nosso fornecedor no segmento de recicláveis, área à qual nos dedicamos, por entendermos a importância do mesmo para a defesa do meio ambiente.
Conheça mais sobre nós e, para aprofundar seu conhecimento sobre o nosso trabalho, sugerimos que assista a este vídeo.