Você sabia que o PEAD plástico, tamanha a importância do seu surgimento para a economia, rendeu a seus criadores o Prêmio Nobel?

Sim, isso aconteceu em 1963, tendo sido os condecorados com a honraria os químicos alemães Erhard Holzkamp e Karl Ziegler.

O surgimento do Polietileno de Alta Densidade foi possível graças à invenção dos catalisadores Ziegler-Natta.

Esse equipamento permitiu que fosse feita a polimerização do etano sob pressão normal. Desde então, o material ganhou notoriedade e escala na economia, sendo, devido às suas características, muito utilizado na indústria e no comércio alimentício.

As aplicações do PEAD plástico alcançam, porém, um universo bem mais amplo. O plástico PEAD virgem é fartamente utilizado em:

  • sistemas hidrossanitários;
  • sistemas de distribuição de gás;
  • transporte de combustíveis;
  • emissários subaquáticos e terrestres;
  • transporte de elementos sólidos;
  • cabos de energia elétrica e fibra óptica;
  • tubulações de produtos químicos e muitas outras aplicações.

O que é PEAD plástico?

O PEAD é um derivado da família dos polietilenos. Essa resina plástica é obtida a partir da polimerização do eteno. É constituída exclusivamente de hidrogênio de carbono.

O plástico PEAD virgem tem como principais características a rigidez, resistência e alta densidade.

A sua popularidade na economia se deve, também, a um outro atributo desse material. A alta capacidade de produção confere a ele grande acessibilidade, sobretudo pelo preço baixo custo para sua aquisição.

São características do PEAD plástico, também, a flexibilidade, já que é facilmente moldável, a resistência a baixas temperaturas e a facilidade de limpar.

Todas essas condições, aliadas à atoxidade do material, fazem dele um dos mais utilizados na indústria e no comércio de alimentos. Suas características, inclusive, atendem às exigências da FDA (Food and Drug Administration).

Ao contrário de outros plásticos, o PEAD não recebe tratamento UV. Essa característica faz com que seja imune ao risco de contaminação, uma vez que não é capaz de transmitir substâncias para os alimentos. Razão pela qual é muito indicado para todo tipo de material que com eles tenha contato.

PEAD nas bolsas de supermercado

Quem nunca foi ao supermercado fazer compras? Esse hábito faz parte da nossa rotina, assim como o PEAD. É com esse material que são feitas as sacolas com que levamos para casa os produtos. Isso é para que possamos ter uma ideia clara da aplicabilidade dessa matéria-prima.

Quando extrusado, o PEAD é capaz de proporcionar a produção de objetos extremamente leves. Ao mesmo tempo, mantém a resistência e maleabilidade.

Juntando esses atributos ao baixo custo desse polímero, não é de se estranhar que também seja usado na produção de frascos, embalagens para cosméticos, potes para alimentos, brinquedos e uma infinidade de outros produtos.

Para você ter uma ideia do que queremos dizer com “infinidade de outros produtos”, devido às suas características, o PEAD é usado na produção de caixas d´água, banheiras infantis, assentos sanitários, revestimento de tubulações metálicas e boias para raias de piscina.

Entre seus atributos, vale destacar o fato de que é 100% reciclável e pode ser soldado várias vezes. Parece que isso é suficiente.

Então, se você procura essa matéria-prima para a sua indústria, consulte a Primeplas. Somos fornecedores de diversos tipos de polímeros para a indústria.