Será que nylon e polipropileno são a mesma coisa? É importante buscar compreender quais são as similaridades e diferenças dos dois materiais.
De modo que, seja possível compreender qual é o melhor uso do nylon e do polipropileno. Para que, a partir de então, seja possível fazer a aplicação adequada do material no dia a dia. Confira mais a seguir.
Nylon e polipropileno são a mesma coisa?
Não! Ambos são polímeros sintéticos com propriedades distintas. O que faz com que seja necessário escolher entre nylon e polipropileno para a fabricação das peças usando o material mais adequado para a confecção de suas peças.
Afinal, cada matéria-prima tem características únicas que precisam ser consideradas na hora de analisar qual é o material adequado para produzir a peça.
Características do nylon
Nylon é uma poliamida desenvolvida na década de 1930. Ela ficou conhecida no mercado por sua resistência, durabilidade e capacidade de absorver umidade.
Por isso mesmo, o nylon é usado em uma variedade de aplicações. Isso inclui tecidos para roupas, cordas, escovas de dentes, peças de máquinas, entre outros.
O nylon é interessante por ser resistente à tração e por sua capacidade de manter a forma mesmo quando é exposto a situações com temperaturas elevadas.
Características do polipropileno
O polipropileno é um polímero termoplástico que foi desenvolvido na década de 1950, ou seja, anos após a criação do nylon. Leve, resistente e com propriedades elétricas isolantes, é um material amplamente utilizado.
Frequentemente usado em embalagens, o polipropileno também é usado em produtos descartáveis, fibras têxteis, componentes automotivos e outros produtos. Resistente à umidade, é um material seguro para o uso na fabricação de embalagem de alimentos por ser atóxico.
Nylon e polipropileno são excelentes materiais
O nylon e polipropileno são excelentes materiais para confeccionar peças resistentes, duráveis e que são versáteis.
Portanto, é útil escolher o material mais adequado como insumo para a produção de suas peças na indústria.
Considerando as características de cada material, é possível definir quando é melhor usar o nylon e quando é mais apropriado o polipropileno como matéria-prima.
Escolher entre nylon e polipropileno na hora de confeccionar seus materiais
É importante considerar as características da matéria-prima na hora de escolher entre nylon e o polipropileno. Tudopara que o material fabricado tenha as características desejadas.
Por exemplo, o nylon é excelente para peças que necessitam absorver a umidade. Já o polipropileno é útil para materiais que possam ser posteriormente reciclados.
Primeplas: seu fornecedor de polipropileno reciclado
A Primeplas adquire aparas de PP para reciclagem. Conte com nosso polipropileno reciclado para usar como matéria-prima para sua indústria.
Entre em contato, conheça nossos materiais e tenha todo o suporte de nossa equipe. Ter os melhores materiais disponíveis para a fabricação de suas peças é fundamental.
Afinal, a matéria-prima de qualidade influencia diretamente no resultado final da peça que foi fabricada em sua indústria.
Conte com a Primeplas como sua fornecedora e tenha uma parceria que contribui para a qualidade das peças de sua indústria.