Você já deve ter-se deparado com a situação de um objeto de plástico, com o tempo, ter adquirido uma tonalidade amarelada. A dúvida é se também o polipropileno amarela com o tempo, reproduzindo o comportamento de outros tipos de plásticos.

A verdade é que esse fenômeno é uma característica de todos os itens que levam plástico, principalmente se a cor for branca, situação em que as manchas se tornam mais visíveis. A causa é a degradação natural do material, seja em decorrência da exposição aos raios UV, seja por causa da ação de agentes químicos e físicos.

É verdade que o polipropileno amarela com o tempo?

Portanto, é correto dizer que o polipropileno amarela com o tempo, mas não é característica exclusiva, já que o fenômeno acomete qualquer tipo de plástico. Material que, aliás, sofre ainda outras perdas de desempenho e propriedades, com mudanças em suas características, como se tornar mais quebradiço ou maleável, em decorrência dos mesmos fatores já citados.

A boa notícia é que essa variação de cor e surgimento de manchas não é algo que acontece rapidamente. Ao contrário, o plástico é tão usado pela indústria de bens de consumo exatamente por causa da sua durabilidade e resistência às agressões do tempo, de agentes químicos e de agentes físicos.

Você sabe que o plástico leva centenas de anos para se degradar quando descartado na natureza. Isso já é um indicador da qualidade desse material para as diversas aplicações a que vem sendo destinado por nossa sociedade. Sempre lembrando que polímeros como o polipropileno são 100% recicláveis.

Isso quer dizer que, ao fazermos o dever de casa, que é descartar corretamente esse material, enviando-o para a reciclagem, estamos, ao mesmo tempo, protegendo o meio ambiente e movimentando a economia local.

Alguns atributos do polipropileno

Atendo-nos mais ao polipropileno, ser 100% reciclável é só um traço dos múltiplos atributos admirados nesse tipo de matéria-prima.

O polipropileno é também reconhecido por sua alta tenacidade, apresentando notável resistência química, ao suor, ao mofo, detergentes e outros produtos de limpeza.

É um material que aceita a pigmentação, processo por meio do qual é obtido aquele semibrilho, além, claro, de poder ser fabricado com diferentes colorações, atendendo plenamente aos mais diversificados projetos industriais.

Além disso, é um material leve, razão pela qual é tão utilizado na fabricação de cadeiras, sem contar o fato de que absorve pouca umidade, razão pela qual é muito comum ser utilizado na fabricação de peças para máquinas de lavar e materiais aquáticos.

Devido à sua tenacidade, o polipropileno está presente em para-choques e brinquedos. É também muito comum ser matéria-prima na fabricação dos ventiladores de teto.

É possível tirar o amarelado do polipropileno?

A melhor forma de evitar o amarelamento é evitar a exposição dos produtos ao sol, o que nem sempre é possível, dependendo da finalidade a que se destina.

Quanto a tirar o amarelado, há muitos tutoriais na internet com fórmulas que parecem funcionar, mas é quase unanimidade a utilização da água oxigenada 40 como clareador do plástico amarelado, porém não é uma tarefa tão fácil, como sugere este vídeo que recomendamos que você assista caso tenha a intenção de clarear algum objeto plástico com esse produto.