O PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear) é um termoplástico da família dos polietilenos. Sua vocação histórica é substituir o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade), um polímero com grande participação na economia enquanto insumo industrial.

Qual é a vantagem que o PEBDL tem em relação ao seu antecessor, o PEBD? A verdade é que o polietileno de baixa densidade linear é um aperfeiçoamento da matéria-prima mais tradicional.

As características que dela o diferenciam são os fios e películas plásticas mais finos que é capaz de proporcionar. São mais resistentes e recicláveis, sem deixar de conservar os atributos do PEBD, como a leveza, transparência e flexibilidade.

Sendo assim, temos um material que apresenta desempenho superior em aspectos como resistência à tração, ao impacto e à perfuração. Ao mesmo tempo em que mantém a flexibilidade inerente aos termoplásticos. Razão pela qual são tão úteis à indústria.

Por que investir em PEBDL virgem?

Há boas razões para investir no polietileno de baixa densidade linear. Da mesma forma, há, também, motivos bem razoáveis para que uma empresa prefira a matéria-prima virgem.

A outra opção é o polietileno de baixa densidade linear reciclado, que, em geral, não perde as suas propriedades na reciclagem. Não obstante, devido a já ter recebido coloração, limita a manipulação de cores e recebimento de impressão.

Sendo assim, dependendo do produto a ser fabricado, a matéria-prima provinda da reciclagem, apesar de ser ambientalmente recomendada, pode não ter um desempenho à altura das especificações do produto.

Cinco razões para preferir o PEBDL virgem

Adiante, seguem 5 razões para a utilização desse insumo na sua linha de fabricação. Lembramos que a Primeplas trabalha com a comercialização de resinas plásticas virgens.

1) Combinação de flexibilidade com resistência

Em se tratando de indústria de transformação, o que todos querem são materiais que combinem tais características.

Ao mesmo tempo em que a matéria-prima é facilmente manipulável, característica dos termoplásticos, o produto entregue ao mercado tem a resistência como diferencial de qualidade.

2) Versatilidade x aplicabilidade

Um dos pontos a favor do PEBDL é a sua versatilidade.

Por ser um material altamente manipulável, pode entrar na linha de produção de inúmeros produtos que usem o plástico como matéria-prima.

É comum encontrá-lo em todos os tipos de embalagens plásticas. O que inclui embalagem e empacotamento de alimentos, utensílios domésticos, produtos de higiene e limpeza, entre outros.

Estão presentes em sacos plásticos, bolsas, películas, baldes, brinquedos e revestimento de cabos, entre dezenas de outras aplicações.

3) Maiores possibilidades de receber cores e estampas

No que diz respeito às cores e estampas, como logotipos, por exemplo, é importante enfatizar a superioridade do material virgem sobre o reciclado.

Principalmente no que se trata de embalagens mais sofisticadas, esse plástico virgem é superior. Isso se deve à maior receptividade à impressão e à variedade de cores.

4) Capacidade superior de selagem

Devido à sua alta capacidade de selagem, o polietileno de baixa densidade linear é o material preferido em linhas de empacotamento automático.

5) É 100% reciclável

O PEBDL possui alta reciclabilidade, com manutenção de suas principais propriedades.

Trata-se, portanto, de um material ambientalmente correto, que pode retornar diversas vezes à economia como matéria-prima reciclada, retardando o descarte na natureza.

Precisa dessa resina virgem? Então, fale conosco!