O plástico é uma das matérias-primas mais utilizadas na produção de bens de consumo, componentes industriais e bens de produção. O grande desafio é escolher o plástico ideal para cada aplicação. Isso, pois, há uma grande quantidade de diferentes opções, dentre as quais o PEUBD, o polietileno de ultrabaixa densidade.
Comecemos pelo polietileno, que é o termoplástico do qual se originam os demais membros da família. Essa matéria-prima, que responde por 36% do consumo brasileiro de termoplásticos, é feita a partir da união das moléculas de etileno, que é o polímero mais simples.
Dele se originam outras matérias-primas, com múltiplas aplicações, que são determinadas a partir da densidade. Enquanto o PEAD (Polietileno de Alta Densidade) se destina a compor estruturas mais robustas, como brinquedos, banheiras plásticas e caixas d’água, por exemplo, a família PEBD se destina a aplicações mais delicadas.
Para que servem os plásticos da família PEBD e quais são suas características?
Os polietilenos de baixa densidade são muito utilizados para fabricação de embalagens industriais e de alimentos. Também estão presentes em filmes industriais, embalagens farmacêuticas, revestimentos para cabos e fios, mangueiras, tubos e utensílios domésticos, entre outras aplicações.
Para atender a essas demandas, os polietilenos de baixa densidade contam com características específicas. Isso inclui variáveis como tenacidade, alta flexibilidade e processabilidade, boa resistência a impactos, estabilidade e ótimas propriedades elétricas.
Os outros dois membros da família são o PELBD (Polietileno de Ultrabaixa Densidade) e o PEUBD. A principal característica do primeiro é sua alta capacidade de selagem a quente. É comum sua utilização para selagem de latas de cerveja, refrigerante e outros produtos, assim como de garrafas de plástico PET.
Para que serve o PEUBD (Polietileno de Ultrabaixa Densidade)?
Enfim, o que mais nos interessa nesse artigo, que é o PEUBD. Trata-se de um copolímero, um tipo de polímero dotado de mais de uma unidade de repetição na formação de suas macromoléculas.
A finalidade industrial dos copolímeros está relacionada à busca dos laboratórios pelo desenvolvimento de novas propriedades. Bem como, a necessidade de aprimorar e potencializar as já presentes nos termoplásticos.
O PEUBD é um copolímero cuja densidade é de 0,86 g/cm3 a 0,91 g/cm3. Sua proficiência nas aplicações às quais é direcionado se deve a características como:
- alta flexibilidade;
- maior resistência;
- excelentes propriedades ópticas.
Por conta desses atributos, é utilizado como resina modificadora em outros termoplásticos, como o PEAD, o PEBD e o PP (Polipropileno). Como consequência, agrega a esses elementos propriedades relacionadas à resistência a impacto e rasgamento, assim como ainda mais flexibilidade.
Está presente como componente de itens como descartáveis, fraldas, tubos e filmes termoencolhíveis. Esses últimos são assim chamados porque reagem, quando submetidos a um processo de aquecimento, mondando-se ao produto, adquirindo seu mesmo formato. Tal característica torna os termoencolhíveis excelentes aliados para proteção de produtos quando expostos ao manuseio.
Comprar PEUBD virgem é na Primeplas
Se você tem interesse em comprar PEUBD para abastecer a sua produção, a Primeplas fornece PE e PP virgem para o mercado.
Atuamos de forma totalmente dedicada a beneficiar nossa matéria-prima e adaptar nossa oferta às necessidades específicas de cada cliente.