O plástico PE, polietileno, é um polímero formado pela adição de milhares de moléculas de etileno (eteno). Trata-se de um termoplástico que apresenta uma variedade de características e atributos, dependendo de qual de suas versões estamos falando.
Você poderá observar que o plástico PE é um elemento de nossa rotina. É praticamente impossível não nos depararmos com algo que tenha sido feito a partir dessa matéria-prima entre a hora em que acordamos e àquela em que vamos dormir.
Ele está presentes em: embalagens plásticas, garrafas, brinquedos, conexões, utensílios, pallets, cestos de lixo, revestimentos para fios, sacos plásticos e em uma interminável lista de aplicações.
Quatro dados explicativos da versatilidade do plástico PE
Tentemos, então, demonstrar o porquê de inúmeros segmentos industriais recorrerem ao polietileno como matéria-prima para a fabricação de seus produtos.
Além da versatilidade, esse material apresenta uma excelente relação custo-benefício, sendo capaz de apresentar menor custo com melhor desempenho em inúmeras aplicações.
Vamos em frente?
Diferentes versões, adequação a vários projetos
Vamos nos restringir aos três principais desdobramentos do plástico PE: PEBD, PEAD e PELBD. São três versões diferentes, com características próprias, desenvolvidas a partir do polietileno.
- O PEBD é o polietileno de baixa densidade, muito usado em embalagens para alimentos, devido à capacidade de formar películas finas, e sacolas de supermercado.
- O PEAD, polietileno de alta densidade, é uma versão mais resistente, apresentando mais dureza e maior resistência mecânica. É utilizado até mesmo em telhas, além de garrafas rígidas e tubos de transporte de água e esgoto.
- O PELBD, polietileno linear de baixa densidade, é caracterizado pela alta flexibilidade, resistência à tração e capacidade de retenção de vapor, entre outras características.
Isolamento térmico e acústico, o plástico PE como item de conforto
Não é apenas em telhas de polietileno que encontramos essa formidável matéria-prima no universo dos materiais construtivos.
É possível encontrar mantas acústicas feitas desse material, devido à grande capacidade de formação de fibras plásticas. Isso confere ao PEBDL, por exemplo, alto potencial para promover isolamento acústico e térmico nos ambientes.
Sim, o polietileno é reciclável
Um dos atributos mais apreciados pela sociedade em uma matéria-prima é a sua reciclabilidade.
O polietileno pode ser reciclado muitas vezes, evitando-se o descarte na natureza, retornando à economia e ajudando na preservação dos nossos recursos naturais.
Formidável aplicabilidade
É verdade que já enumeramos inúmeras aplicações do polietileno, mas não há como não enfatizar esse como o grande argumento para explicar a popularidade do PE entre as indústrias de transformação.
Reiterando, dificilmente você não se deparará durante um dia inteiro com alguns objetos produzidos com essa matéria-prima.
Compra de PE virgem e sob medida para sua indústria
Se você procura por um fornecedor confiável de PE virgem, convidamos-lhe para conhecer um pouco mais sobre a Primeplas.
Somos uma indústria de beneficiamento de PP (Polipropileno) e PE (PEBD, PEAD e PELBD).
Comercializamos para todo o Brasil, resinas plásticas para a necessidade de cada cliente.
Entre em contato para mais informações sobre compra ou venda de PE!