O plástico PP é um dos materiais mais presentes no nosso dia a dia. Este material é usado como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos como filme para embalagens de alimentos, frascos industriais, cordas, tubos para água quente, revestimentos de fios e cabos condutores de energia, caixas de bebidas, autopeças, e muitos outros.
Apesar de sua ampla utilização, muita gente ainda não sabe se esse produto pode ser reciclado. Mas, o plástico PP é reciclável, sim!
Mesmo com suas importantes características de conservação do aroma de alimentos e outros produtos, o fato de ser inquebrável, transparente, brilhante, rígido e bastante resistente a mudanças de temperatura, o polipropileno (plástico PP) pode ser reaproveitado pelo processo de reciclagem.
Atributos do plástico a base de PP
O polipropileno é um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno. O material é um termoplástico, por esse motivo torna-se maleável quando aquecido e isso torna possível seu aproveitamento na reciclagem.
Altamente resistente a choques mecânicos, o plástico a base de PP, na sua forma expandida, é principalmente utilizado em setores que necessitam um material de grande durabilidade e ótimo custo benefício. Ele possui propriedades parecidas com as do polietileno, mas tem um ponto de amolecimento mais elevado.
O PP pode ser processado facilmente por diferentes formas, como: extrusão de filmes, injeção, extrusão de filamentos, termoformagem ou sopro.
Reciclagem de plástico PP
Antes de derreter o resíduo, o processo de reciclagem de plástico PP começa com a separação da matéria-prima. É importante verificar as indicações do tipo de composição em brinquedos, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, embalagens para produtos químicos e médicos, computadores, entre outros.
A principal forma de reciclagem deste resíduo é a mecânica, onde depois de separado, o plástico PP passa pela etapa da moagem para facilitar e uniformizar seu derretimento. Com o polipropileno já derretido, a matéria-prima pode receber diversos tipos de corantes e, ao final, ser injetado em moldes que formarão uma nova peça.
A reciclagem de plástico PP é a solução mais moderna e sustentável para a indústria pois traz muitas vantagens à sociedade e à economia. Dentre elas, destacam-se: a redução de custos com a matéria-prima, a preservação do meio ambiente, a utilização de um material muito mais versátil e a observação de normas técnicas vigentes.
Quando executado de forma adequada, por empresas homologadas, a reciclagem de plástico PP tem baixo custo e pode ser rápida e efetiva, fornecendo matéria-prima de alta qualidade para indústrias de diversos portes e segmentos de atuação.
Para complementar o assunto desse artigo, sugerimos que assista ao vídeo abaixo: