O plástico é a matéria-prima mais utilizada pela indústria no mundo. Trata-se de um material com alto grau de aplicabilidade e versatilidade, que está presente em produtos que atendem aos mais diferentes segmentos de consumo.
Também é farta a oferta de polímeros para injeção, um dos processos mais utilizados em linhas de produção.
A injeção plástica é um mecanismo industrial capaz de viabilizar a produção em larga escala. Essa tecnologia de automação emprega máquinas injetoras.
Para se chegar ao produto final, as resinas são aquecidas, de modo a se tornarem moldáveis. A massa decorrente desse processo é injetada em um molde, onde assume a forma do produto final.
Adiante, abordamos cinco tipos de polímeros para injeção utilizados na fabricação dos mais diversos tipos de produtos
1. Polietileno
O PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é um derivado do petróleo, cuja principal característica é a combinação de densidade e resistência. Além disso, tem como propriedade a capacidade de isolamento. Isso faz do mesmo um material cobiçado por indústrias que trabalham com resfriados e congelados.
Já o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) tem como principal característica a combinação de flexibilidade, resistência à tração e ductibilidade. É o material usado em sacos de lixo, sacolas plásticas, bandejas de alimentos e componentes de informática.
2. Polipropileno (PP)
O polipropileno (PP) é uma matéria-prima muito cobiçada, devido à sua combinação de aplicabilidade com baixo custo. Tem ótima aderência à técnica de injeção plástica, sendo predominantemente utilizado nesse tipo de processo industrial.
O que o diferencia do polietileno é o fato de ser um termoplástico mais duro e com maior resistência ao calor. Está presente em itens relacionados aos mais diversos segmentos de consumo.
O que o diferencia do polietileno é o fato de ser um termoplástico mais duro e com maior resistência ao calor. Está presente em itens relacionados aos mais diversos segmentos de consumo.
3. Cloreto de Polivinila (PVC)
Você houve falar em PVC e logo lembra de tubos e conexões. É um dos mais conhecidos, populares e utilizados plásticos de injeção. Essa é uma aplicação de sua forma mais rígida. Porque o PVC também é conhecido pela maleabilidade e pela propriedade isolante. Razão pela qual é utilizado como revestimento para fiações de cobre.
As aplicações do PVC são, todavia, muito mais numerosas, estando presente em embalagens de bebidas e alimentos, brinquedos e letreiros publicitários.
4. Policarbonato (PC)
Entre os plásticos para injeção, o policarbonato aparece entre os mais sofisticados. Presente em componentes automotivos, lentes para óculos, isoladores elétricos e equipamentos de iluminação, é valorizado pelo seu potencial estético.
O policarbonato, além do aspecto visual, que lhe confere a condição de material usado em acabamentos, também é extremamente versátil.
5. Acrilonitrila Budadieno Estireno (ABS)
O ABS está na categoria dos polímeros para injeção de baixo custo. É, também, facilmente moldável, além de possuir outros atributos, donde advém sua popularidade na indústria. É resistente a impactos, ao calor e à tração. Também tem alta capacidade de absorção de choque.
Fornecimento de polímeros para injeção reciclados
O uso do plástico reciclado em processos produtivos é uma prática sustentável. Além de ajudar a evitar o descarte desses materiais no meio ambiente, reduz a dependência da economia da extração na natureza.
A Primeplas é uma empresa que trabalha com reciclagem de PP para injeção. Também somos distribuidores de resinas virgens de PP e PE.
Estamos à disposição para atender à demanda da sua indústria.