Você quer saber o que é polipropileno alveolar e para que serve esse material? Pois isso significa fazer uma imersão em alguns temas interessantes, como indústria gráfica, serigrafia e publicidade. São elementos que fazem parte do universo em que o polipropileno alveolar é um ativo bastante desejado.

Em primeiro lugar, o polipropileno é um termoplástico produzido a partir de subprodutos do petróleo. Trata-se, antes de tudo, de um filme plástico 100% reciclável e de baixo custo, razão pela qual é muito cobiçado em diversas áreas da indústria.

É um material facilmente moldável, com boa estabilidade térmica, boa resistência química, atóxico, com baixa absorção de umidade, resistente à flexão e de fácil coloração. Está presente em diferentes produtos, como cadeiras, brinquedos, autopeças, eletrodomésticos, materiais hospitalares, roupas de proteção, copos plásticos, sacolas plásticas e embalagens flexíveis.

O que é polipropileno alveolar?

O polipropileno alveolar nada mais é do que um desdobramento desse versátil material, adaptado para atender a demandas bem específicas.

Trata-se de uma chapa alveolar leve e rígida, produzida especificamente para servir como substrato para a produção de painéis publicitários, sinalizações e cartazes.

Por ser barato, aceitar tinta e apresentar grande resistência aos mais diversos tipos de agressões, esse material acabou se tornando parte indissociável dos processos de impressão de serigrafia, também conhecida como silkscreen ou impressão à tela, na indústria gráfica.

O que é serigrafia?

A serigrafia é assim chamada porque o substrato original eram telas de seda. Portanto, serigrafia é o mesmo que escrever ou desenhar na seda. Seri (seda) + grafia.

Para termos mais ou menos uma ideia do que se trata, imagine que a sua matriz gráfica seja uma tela e que você precise passar o desenho dessa tela para um substrato. Isso é feito estendendo a matriz sobre o substrato e fazendo com que a tinta seja transferida por meio de um processo de pressão sobre a matriz.

Existem algumas etapas até que a transferência seja concretizada e o fotolito se transforme em produto final, mas o importante é saber que esse é um processo muito antigo, que ganha nova vida a partir da criação do polipropileno alveolar.

Vale ressaltar, ainda, que a serigrafia, enquanto técnica de impressão, não é uma propriedade da indústria gráfica. É amplamente usada na produção, por exemplo, de estamparia em camisetas e outros produtos têxteis.

Principais atributos do polipropileno alveolar

Falamos, ao longo do texto, de alguns atributos do polipropileno alveolar que favorecem, sobretudo, aos processos de serigrafia.

Abaixo, relacionamos de forma mais ordenada e visível os principais atributos desse material:

  • possui baixo custo;
  • é termorresistente;
  • é resistente ao rasgo e à dobragem;
  • tem baixa permeabilidade;
  • é produzido para atender às necessidades da serigrafia;
  • alta resistência química e à maioria dos óleos;
  • não libera substâncias nocivas em caso de combustão;
  • é 100% reciclável.

Esse é o polipropileno alveolar. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e sugerimos que você assista a este vídeo caso queira aprofundar mais o tema “serigrafia”.

Caso tenha polipropileno alveolar para vender ou deseje comprar o material processado, entre em contato com a equipe da Primeplas!