Uma distribuidora de polipropileno é um elo na cadeia de suprimento de diversas indústrias que usam os filmes de polipropileno como matéria-prima para produção de diversos bens de consumo e produção.
Uma distribuidora refina os processos de logística, no momento em que se coloca entre quem produz a matéria-prima e quem precisa dela como insumo industrial. O papel da distribuidora de polipropileno é ser um elo entre as refinarias e usinas de reciclagem e a indústria de transformação.
No caso da Primeplas, nós fazemos ainda o beneficiamento da matéria-prima, transformando o polipropileno em filmes apropriados para diferentes atividades produtivas, qualificando os processos industriais de nossos clientes.
O papel da cadeia da reciclagem no mercado de polipropileno
Para situar melhor a distribuidora de polipropileno na cadeia de valor, vamos fazer uma leitura completa do processo.
Uma enorme quantidade de produtos produzidos com plástico é despejada no mercado diariamente. Todo esse plástico produzido será, mais cedo ou mais tarde, descartada. O problema é que esse plástico, uma vez descartado na natureza, leva centenas de anos para se degradar e provoca danos graves a todos os ecossistemas onde é lançado.
Essa é uma primeira motivação para a expansão da indústria da reciclagem, na medida em que o nível de consciência da sociedade se amplia a respeito do tema “sustentabilidade”.
Não é, evidentemente a única. A indústria da reciclagem é economicamente viável e necessária, não só do ponto de vista da preservação ambiental, mas em decorrência da própria condição da matéria-prima primária que alimenta a indústria do plástico. O petróleo é um recurso finito e não encontrar alternativas a ele é condenar a indústria do plástico ao risco de entrar em colapso num futuro não estimado.
Como a distribuidora de polipropileno beneficia a indústria de polipropileno e as usinas de reciclagem?
O polipropileno é um material 100% reciclável. Enquanto o polipropileno in natura vem das refinarias de petróleo, onde é gerada a resina que abastece a indústria, o polipropileno reciclado vem do lixo de famílias, condomínios, estabelecimentos comerciais e industriais.
Esse descarte é coletado por uma rede composta por cooperativas de catadores de resíduos sólidos e empresas aparistas, que possuem estruturas robustas de logística para efetuar a compra, transporte e revenda dos materiais descartados.
Os clientes das empresas aparistas e das cooperativas são as usinas de reciclagem, onde a sucata é processada e novamente transformada em matéria-prima.
A distribuidora de polipropileno está exatamente entre os produtores de matéria-prima (refinaria e usinas de reciclagem) e os compradores de filmes de polipropileno para aplicação na produção de bens.
Ela ajuda a organizar a cadeia, comprando dos produtores e revendendo à indústria de transformação. É o que faz a Primeplas, com a diferença de que nós também somos uma indústria de beneficiamento, como já explicado.
A Primeplas está localizada na cidade de Itatiba-SP. Se você tem uma indústria e utiliza polipropileno como matéria-prima, não deixe de solicitar uma proposta.
Para quem vende polipropileno natural ou reciclado, a forma mais ágil de escoar sua produção é vendendo a uma distribuidora. Significa menos custos com processo de vendas e melhor organização da logística.
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Sugerimos assistir a este vídeo sobre processamento de polipropileno.