Há quem possa dizer que o mundo em que vivemos é feito de plástico. Talvez seja um exagero, haja vista a diversidade de materiais adotados na indústria de bens de consumo e produção.
Verdade, porém, é que não há quarto de hora do nosso dia em que não nos deparemos com algo feito com essa multifacetada matéria-prima. Polietileno e poliuretano são algumas das muitas versões dela.
Feita essa introdução, devemos acrescentar um aspecto típico do comércio de plástico. São muitas as variedades dessa matéria-prima, que atendem a finalidades similares ou distintas. Razão pela qual, se você pretende agregá-la à sua linha de produção industrial, é bom pelo menos saber da existência dessa diversidade.
Mais do que isso, é preciso reconhecer a importância dela. É o que assegura insumos perfeitos para cada tipo de aplicação, para cada tipo de resultado esperado. Assim, você pode reconhecer essa matéria-prima em brinquedos, cadeiras e banheiras. Além de filmes plásticos, embalagens, sacolas de papel, tubos e revestimentos para cabos, entre outras.
Vamos, então, explorar duas dessas variações, o polietileno e o poliuretano, sublinhando as diferenças entre esses dois materiais.
O que é polietileno?
O polietileno é um termoplástico, um tipo de plástico que amolece ao ser submetido a temperaturas altas e endurece ao ser resfriado. Característica essa que determina sua alta aplicabilidade na produção de múltiplos itens.
As propriedades que o tornam um dos mais utilizados na indústria são a sua alta flexibilidade, grande resistência a impactos, maleabilidade, estabilidade química e estabilidade térmica. Tais características do plástico PE são mais ou menos acentuadas nos outros membros da família.
Os desdobramentos do polietileno são: PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PEMD (Polietileno de Média Densidade), PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) e PEBDL (Polietileno de Baixa Densidade Linear). Cada uma dessas derivações tem melhor aplicabilidade em diferentes produtos e situações.
A gama de itens produzidos a partir da família do plástico PE é gigantesca, sendo alguns deles: frascos flexíveis, filmes para uso geral, utilidades domésticas, embalagens para líquidos, paletes, embalagens para cosméticos, brinquedos, assentos sanitários, potes, tampas, cabos, revestimento para cabos, laminação e sacaria industrial.
O que é poliuretano?
O poliuretano é um tipo de plástico que tem como principal característica ter, ao mesmo tempo, a dureza dos metais e a flexibilidade da borracha.
Apesar disso, é um material extremamente leve, além de ser resistente à abrasão. Ele também tem ótima trabalhabilidade e permite a produção de formatos diferenciados.
Se comparados com itens de metal, os de poliuretano têm vida útil bastante superior, o que faz dele objeto de desejo de diversos segmentos da indústria. Dentre os quais, podemos relacionar aquelas que fabricam itens como: cadeiras, colchões, sapatos, vestuário, peças de automóveis, adesivos e brinquedos.
Qual é a diferença entre poliuretano e polietileno?
A resposta à pergunta do artigo está, principalmente, na forma como são produzidos e na matéria-prima empregada em sua produção.
O polietileno pode ser derivado de dois elementos distintos: o álcool etílico derivado da cana de açúcar ou de outras plantas e o petróleo. A partir dessas duas versões é feito o etileno, a matéria-prima desse polímero.
O poliuretano é um plástico obtido a partir da reação de duas substâncias: o diisocianato e o poliol. Podendo, de acordo com a aplicação a que se destina, agregar outros elementos em sua composição.
Onde comprar polietileno virgem?
Se você utiliza o plástico PE virgem em sua indústria, nós somos a Primeplas.
Produzimos todos os derivados do polietileno para as mais diversas aplicações industriais.
Ficaríamos honrados em poder lhe atender dentro de um padrão de comprometimento, parceria e excelência.